Artigo
CRISTO REDENTOR NA CAMPANHA DA DIABETES
Em 14 de novembro comemora-se o Dia Mundial do Diabetes.
A data é lembrada desde 2007 pela International Diabetes Federation, através de uma ação que ilumina de azul monumentos famosos em mais de 160 países.
A cor é símbolo da campanha do diabetes.
Em 2011, cerca de 10 cidades do Brasil vão receber a iluminação especial. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor participará da ação pela quinta vez consecutiva.
O tema da campanha para o período 2009-2013 é "Diabetes: Educar para Prevenir". O objetivo é chamar a atenção de quem está envolvido direta ou indiretamente nos cuidados com diabetes.
Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.
O encontro aos pés do Redentor é idealizado pela Sociedade Carioca de Diabetes e reunirá profissionais da saúde em uma missa presidida pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e animador da Associação Nacional dos Médicos Católicos, Dom Antônio Augusto.
Segundo dados da IDF, em todo o mundo pelo menos 300 milhões de pessoas sofrem de diabetes. No Brasil, são 500 novos casos por dia. A doença se caracteriza pelo aumento anormal da glicose no sangue e é uma das principais enfermidades que atingem a população.
Além do Cristo Redentor, o Bondinho do Pão de Açúcar também vai receber a cor da campanha.
Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro.


